Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

A Guarda Civil de BH: Superação e Cuidado com a Cidade

A Guarda Civil de BH: Superação e Cuidado com a Cidade

Falar sobre a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte não é tarefa fácil, principalmente quando me foi concedida a honra de passar uma temporada de glórias e dores dividindo a rotina de trabalho com esses profissionais. 

A guarda é composta por mulheres e homens, esses últimos ainda em maior número, que deixam as suas famílias todos os dias para cuidarem da nossa cidade. A guarda é uma instituição cujo papel é manter  a ordem pública, com articulação permanente com a rede de serviços da Prefeitura. Agir na defesa dos cidadãos e na proteção preventiva municipal é função dessa instituição. E essa função é garantida através do policiamento comunitário preventivo, atuando junto com as forças de segurança pública estadual, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Há que se ressaltar que desde o ano de 2017 a Guarda Municipal de Belo Horizonte assumiu uma nova responsabilidade, ampliando a sua atuação para exercer, além da defesa do patrimônio público, as ações preventivas contra a criminalidade. São muitas as ações da guarda, como: a operação Viagem Segura, operação Sentinela, Monitoramento de Áreas Públicas Invadidas, Combate Preventivo à Importunação Sexual, operação Flanelinha, Patrulha Ambiental, apoio à Fiscalização e aos outros órgãos da prefeitura, dentre outros, sempre a serviço da nossa Belo Horizonte.

Foto: Arquivo Pessoal

Para quem está de fora, fica realmente difícil imaginar que tudo acontece com muita capacitação, planejamento e amor pela atividade exercida. Podemos encontrar na guarda diversos tipos de talentos: musicistas, poetas, pintores, educadores físicos, fisioterapeutas e muito mais. Pessoas que, por amor ao uniforme e à cidade, dedicam parte do seu tempo para engrandecer a instituição e tornar mais humana a função de agente público de segurança.

Poder ficar “ombro a ombro” com esses servidores foi uma experiência gratificante. Me fez voltar os olhos com respeito para cada um deles e valorizar muito mais a nossa Guarda Municipal. Espero poder retribuir cada processo de crescimento que vivenciei fazendo parte da Família DOP (Departamento de Ordem Pública). Que possamos continuar potencializando os pontos fortes e revertendo os pontos fracos para prestigiar quem cuida da nossa cidade com o mesmo amor e respeito.

Créditos das Imagens: https://www.novaconcursos.com.br | Arquivo Pessoal

Juliana Normand
Juliana Normand

Advogada há 13 anos, com atuação em áreas como família e criminal, se dedicou a atuar em favor das vítimas de violência doméstica.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!